Depois de anos visitando a Chapada dos Veadeiros, pelo menos duas vezes por ano, resolvemos compartilhar com as pessoas os bons sentimentos e as boas lembranças que temos deste lugar mágico.
Popularmente, “matula” refere-se à comida que se leva para uma viagem, amarrada em um saco de pano. Uma tradição preservada no interior do país, especialmente entre os trabalhadores do campo e exploradores do turismo de aventura. Escolhemos este nome para a marca, como uma metáfora aos visitantes da Chapada dos Veadeiros que retornam para suas casas sempre levando uma “matula de boas energias”, cheia de boas lembranças.
Definimos então o propósito da marca: possibilitar que as pessoas lembrem-se das boas sensações que a Chapada proporciona, mesmo quando estiverem longe. Uma marca construída para assinar produtos sensoriais, com DNA da Chapada dos Veadeiros, projetados para impactar positivamente nos cinco sentidos e ativar a memória afetiva dos visitantes.
Entre setembro e novembro de 2015, foram analisadas mais de 5.000 fotos no Instagram com a hashtag #chapadadosveadeiros, para identificar traços comuns no comportamento das pessoas que visitam a região.
Foi percebido que, independente de idade, sexo, raça e classe social, existe um sentimento bom e inexplicável, que as pessoas tentam descrever com as palavras solitude, quietude, plenitude, gratidão e liberdade. A Mattula então sintetizou este sentimento inexplicável em sua tagline: THE FREE SPIRIT OF CHAPADA DOS VEADEIROS.
O projeto da Mattula contou com a participação de muitos amigos que também são apaixonados pela Chapada e contribuíram com seus trabalhos para atingirmos um resultado autêntico, com alto nível profissional.
Vamos citar aqui o Lucas Loiola (olucas.com.br), designer responsável pela criação da identidade visual das 07 marcas registradas da Mattula e também criou as ilustrações dos bichos que compõem a coleção Fauna da Chapada.
A Milena Sampaio (https://milenasoalmeida.myportfolio.com) designer que tem um trabalho autoral incrível, foi convidada para criar as ilustrações da coleção Anos 70.
O Henrique Ferrera (https://www.henriqueferrera.com.br) doou suas fotografias incríveis para enriquecer a nossa comunicação.
Orgulhosamente, tivemos o projeto da Mattula selecionado para compor a 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, lançada em agosto de 2017, em Brasília.
Muito obrigado a vocês e todos os demais amigos que nos deram força para seguir em frente.
Good vibes!
Copyright ©2016 Mattula Souvenirs. All rights reserved. A Mattula Souvenirs® mantém seus processos de registro devidamente monitorados contra uso indevido das marcas: The Free Spirit of Chapada dos Veadeiros®, Sol da Chapada®, Lua da Chapada®, Estrelas da Chapada®, O Cheiro da Chapada® e Palipalan Pipoca G