Aos Kalungas da Chapada, muito obrigado!

Lançamos uma coleção carregada de história sobre as raízes da Chapada dos Veadeiros, desenhada para valorizar e agradecer que os Kalungas são os verdadeiros guardiões das águas, fauna, flora e cultura da região. Aqui, está localizado o maior quilombo do país, formado por diversas comunidades de tradições centenárias, somando mais de 5 mil pessoas que conhecem bem a natureza e a tratam com muito respeito. Das parteiras aos raizeiros, a sabedoria dos Kalungas tem muito a nos ensinar sobre os ciclos naturais da vida na Chapada.

Convidamos o designer Gui Cavalcanti para ilustrar quatro cenas que homenageiam as comunidades Kalungas presentes na Chapada. Entusiasta de tudo o que valoriza a região, Gui caprichou nos detalhes de cada cena, apresentando características e curiosidades da cultura Kalunga. Queremos que os turistas conheçam verdadeiramente a importância dos Kalungas na preservação da Chapada, que visitem e valorizem suas comunidades: Vão de Almas, Vão do Moleque, Contenda, Ribeirão de Bois, Engenho, Riachão, Ema, Engenho, Diadema e outras.

Cultura

A Sussa é uma dança típica quilombola ainda presente nas comunidades Kalungas da Chapada dos Veadeiros. Uma tradição carregada de simbologias que unem as gerações nas folias e festejos. Essa dança é preservada como uma das expressões culturais mais marcantes deste povo, riqueza imaterial da região somada às tradições e saberes das parteiras, raizeiros e benzedeiras.

Fauna

Os Kalungas da Chapada dos Veadeiros respeitam os ciclos da natureza e sabem conviver com fauna em uma bela relação de respeito. São hábeis catadores de sementes, frutos, raízes e outros insumos naturais, colhidos na medida certa. Desta forma, é preservada a subsistência das comunidades e das inúmeras espécies de animais que compartilham o mesmo território em harmonia.

Flora

O cerrado é a savana mais biodiversa do planeta. Os Kalungas da Chapada dos Veadeiros são conhecidos pelos notórios saberes ancestrais da flora que cobre todo o território quilombola da região. As comunidades contribuem para a preservação deste santuário de espécies que servem como alimentos e matéria-prima para recursos medicinais, decoração e utilitários feitos artesanalmente. 

Águas

A água é a maior fonte de vida do planeta. Os Kalungas da Chapada dos Veadeiros são os verdadeiros guardiões de suas águas. O cerrado é o berço das águas do Brasil e a Chapada tem uma grande importância para o abastecimento hídrico do país. No território quilombola da região são preservadas exuberantes cachoeiras, como a Santa Bárbara, que atrai turistas do mundo inteiro. 

 Clique aqui e conheça sobre o título que a ONU (Organização das Nações Unidas) concedeu para o território Kalunga na Chapada dos Veadeiros, se tornando o primeiro TICCA (Territórios e Áreas Conservadas por Comunidades Indígenas e Locais) do Brasil.